top of page

As Memórias de Marnie (2014)

  • Foto do escritor: Anna MK
    Anna MK
  • 17 de out. de 2015
  • 2 min de leitura

When Marnie was there, ou ainda Omoide no Marnie, no título em japonês, é um longa de animação escrito e dirigido por Hiromasa Yonebayashi, produzido pelo Studio Ghibli, e baseado no romance When Marnie Was There escrito por Joan G. Robinson.

Esse pode ser o último trabalho realizado pelo estúdio, responsável por vários filmes como A viajem de Chihiro, O Castelo Animado, Vidas ao Vento e muitos outros.

Não consigo pensar em um filme melhor para começar a falar sobre animação/anime aqui no blog, pois As memórias de Marnie conseguiu facilmente se tornar um dos meus filmes de animação favoritos de todos os tempos.

O filme conta a história de Anna Sasaki (a menina morena do pôster), de 12 anos de idade que vive na cidade de Sapporo. Anna, como ela mesma descreve, sente como se no mundo existesse um círculo mágico invisível em que as pessoas estão dentro, mas ela não. Anna se sente isolada do resto das pessoas, solitária, ainda tendo que lidar com um problema sério de asma. Ela gosta de desenhar, mas tem visivelmente uma grande dificudade de se abrir com outras pessoas, principalmente com sua mãe adotiva. Anna acha que sua existência é apenas um fardo e acaba se odiando muito por isso, o que só agrava a depressão e ansiedade dela.

Após Anna ter uma crise forte de asma, seus pais adotivos resolvem mandá-la para a casa de parentes no interior durante o verão para que ela consiga se recuperar, aproveitando o ar limpo e livre da poluição da cidade grande. E é lá que Anna acaba se encontrando. Logo ao chegar, Anna se depara com uma linda casa antiga a beira de um rio e tem a sensação de já conhecer aquele lugar. Mais tarde, à noite, Anna sonha com uma garota de cabelos loiros, Marnie, que está na mesma casa que mais cedo intrigou tanto Anna. A partir daí, entre sonhos, realidade, ou talvez até mesmo ilusões, a surpreendente relação e história de Anna e Marnie começa e se desenvolver.

O que não elogiar em uma animação tão incrível quanto essa? As paisagens são lindas e destacam ainda mais a qualidade do trabalho do estúdio Ghibli, a trilha sonora é incrível (principalmente a música que encerra o filme e que faz com que o choro seja incontrolável), dando o clima perfeito para o filme. Todas as cenas são marcantes e cheias de emoção, a natureza se destaca, dando um sentido por vezes até mesmo poético para o crescimento da protagonista. As personagens de Marnie e Anna são cativantes e as situações que as duas têm que enfrentar são impossíveis de não se identificar.

Durante o filme milhões de explicações passam pela cabeça do espectador, mas o final do filme é realmente surpreendente e arrebatador, impossível não se deixar abalar por essa história linda que com certeza vai me deixar pensando por muito tempo ainda. Posso dizer com certeza que nunca vou esquecer esse filme e vou guardar comigo sempre como um dos meus favoritos.

 
 
 

Comments


Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Me
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page